sábado, 30 de abril de 2011

CATARATA : Um resumo .

Catarata - é a perda da transparência do cristalino ( que é uma lente localizada no interior do olho ).
Isto resulta em visão distorcida , e até mesmo cegueira.
Pode começar por volta dos 45 a 55anos, mas geralmente só afeta a visão de forma importante após os 60 anos.

Cirurgia de Catarata - é o único tratamento eficaz para a catarata .
Envolve a remoção do cristalino opacificado e a sua substituição por uma lente intraocular .
Medicamentos por via oral, colírios, mudança de sua dieta ou de seu estilo de vida não irão reverter uma catarata já existente.
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirurgicos mais realizados no Brasil e no mundo.

Sintomas da Catarata - Visão borrada , embaçada, com pouca nitidez e diminuição da percepção dos detalhes. Halos em volta de objetos iluminados e em volta das luzes e faróis de carros. Visão dupla . Imagens distorcidas . Melhora da visão para perto pode acontecer . Redução da visão noturna. Mudanças frequêntes dos graus de seus óculos .

Quando operar ? - A cirurgia de catarata deve ser considerada sempre que a baixa de visão comprometer a sua qualidade de vida .
Tarefas antes fáceis de serem realizadas tornam - se mais difíceis ou mesmo impossíveis . Se isto acontece : é hora de conversar com o cirurgião oftalmologista sobre as opções cirurgicas e de lentes intraoculares disponíveis mais adequadas para você .

Nos últimos anos a cirurgia de catarata tem se tornado bastante refinada , com resultados muito bons.
É na maioria das vezes realizada sob anestesia local e você terá alta no mesmo dia . Todo o procedimento dura menos 30 minutos .

Além da idade , diversos fatores estão relacionados ao surgimento , ao desenvolvimento e piora da catarata . Entre eles : Hereditariedade , dieta, exposição a radiação ultravioleta do sol , traumas oculares, uso prolongado de certos grupos de medicações como os corticóides, além de problemas sistêmicos de saúde como o diabetes.

Luciano Montenegro, MD
Precisando de mais informações? Escreva- me :
eye@uol.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o blog...Parabéns

Unknown disse...

É de imenso valor para a população em geral, um profissional utilizar-se da internet para dedicar parte de seu tempo esclarecendo de certa forma nossas dúvidas sobre as doenças oculares.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo parabéns.