sábado, 23 de abril de 2011

Cirurgia de Catarata: A cirurgia mais realizada do mundo, e o inicio do uso do laser.

Catarata , como já discutimos antes , é um dos disturbios oculares mais frequentes que necessitam de cirurgia.
Ela surge devido ao envelhecimento ocular , ou é secundária a diversas situações como o diabetes, traumas , inflamações oculares entre outras causas.
A cirurgia de catarata é a cirurgia mais realizada no mundo.
Felizmente a tecnologia moderna faz com que esta cirurgia seja muito segura e rápida.
Desta forma cada vez mais pessoas são submetidas a cirurgia de catarata com excelentes resultados.
A técnica cirurgica mais indicada é a facoemulsificação ultrassônica , mas já existem estudos e algumas cirurgias de catarata utilizando um tipo especial de laser , chamado de laser de femtosegundo.
O laser de femtosegundo , ainda é utilizado em carater experimental e em um número muito pequeno de pacientes quando comparado à técnica de facoemulsificação ultrassônica .
Parece que a cirurgia de catarata com o laser ( associado a um tipo de tomografia - tomografia de coêrencia óptica ) tornará o procedimento mais preciso , mas ainda é muito cedo para que possamos dizer que ele é ou será melhor do que a já excelente , precisa , bem difundida e segura técnica de cirurgia de catarata utilizando a facoemulsificação .
Assim , até o presente momento e em todo o mundo desenvolvido , a técnica mais utilizada e mais segura para voce , portador de catarata com indicação cirurgica , provavelmente será a facoemulsificão ultrassônica com implante de lente intraocular.
É importante deixar claro que se a sua cirurgia de catarata já está indicada pelo seu oftalmologista , converse bastante com ele e depois de esclarecidos todos os pontos importantes para voce , não fique esperando a catarata " amadurecer ", e nem fique esperando a "cirurgia com laser " terminar de ser desenvolvida .
Sabemos que a cirurgia de catarata realizada antes do "amadurecimento " da catarata e com o uso da facoemulsificação ultrassônica é muito mais fácil de ser realizada, mais segura e de recuperação mais rápida.
Grande abraço e saúde para voce e para os seus olhos !
Luciano Montenegro
eye@uol.com.br

Nenhum comentário: