domingo, 6 de julho de 2008

Catarata e seu tratamento cirurgico atual

A catarata
é uma situação na qual a lente natural do olho, responsável pela focalização das imagens ,perde a sua transparencia. Esta lente é chamada de cristalino e está localizada imediatamente atras da pupila e da iris ,que é a parte colorida dos olhos.

Geralmente após os 40 ou 50 a de idade esta lente vai sofrendo modificações em sua estrutura e com isto, a passagem da luz e a focalização natural das imagens vai diminuindo.
Começamos a ver as imagens embaçadas , com pouca nitidez.
Os contrastes das cores são lentamente perdidos.
Tambem podemos observar halos e distorções em torno de objetos luminosos e começa a existir dificuldades para realização de algumas tarefas.

O tipo mais comum de catarata é a senil, mas podem existir aquelas secundárias ao uso de drogas e medicamentos , as cataratas secundárias a traumas e inflamações intraoculares e as cataratas congênitas.

O único tratamento eficaz para a catarata ,atualmente, é a cirurgia.
Não existem tratamentos com colirios ou com outros tipos de medicamentos.

A principio , se o paciente desejar, pode ser tentado ajuste no grau das lentes de seus óculos. Mas esta medida é apenas paliativa.

Há algum tempo indicava-se a cirurgia com a catarata "madura " , ou seja em um estágio de opacificação avançado e com a visão bastante diminuida.
Hoje , esta conduta não é mais aceita já que dispomos de tecnicas cirurgicas muito modernas.

Assim é mais seguro realizar a cirurgia nos estagios iniciais da catarata , pois o cristalino envelhecido dificulta o procedimento cirurgico.

A facoemulsificação ultrassonica é a técnica cirurgica mais avançada para a remoção da catarata. É a que permite a recuperação visual mais rápida ( e nesta área as inovações e pesquisas de novas técnicas não param ).
Na facoemulsificação
é realizada uma pequena incisão - indolor - na superficie ocular .
Uma sonda é introduzida, removendo a catarata.
Depois disto é implantada uma lente intraocular para restaurar a visão.
Esta lente é fixa , e não deve ser confundida com as lentes de contato que precisam ser retiradas e limpas periodicamente.

Existem diversos tipos de lentes intra-oculares .
As mais modernas são as de acrílico , dobráveis , e que por isto podem ser introduzidas através de uma incisão muito pequena.

Até bem pouco tempo só tinhamos lentes intraoculares monofocais , ou seja o paciente precisaria continuar a utilizar óculos para longe , para perto ou para as 2 situações, após a cirurgia.
Agora existem lentes intraoculares que , quando bem indicadas, podem permitir uma visão de perto , de longe e mesmo intermediária com a menor necessidade de óculos ou mesmo sem o uso dos óculos em muitas situações.

Existem também as lentes intraoculares que possuem filtros capazes de proteger a retina dos espectros prejudiciais da luz.

Portanto a cirurgia da catarata encontra-se em estágio tecnológico bastante avançado.

Os resultados são muito bons.
Mas nada disto substitui um bom exame pré operatório e uma boa conversa com seu oftalmologista de confiança, pois as cirurgias são seguras mas nunca sem riscos.
Não existe cirurgia "simples " , mas a tecnologia avançada , o uso de materiais e instrumentais de ótima qualidade e o treinamento especializado de seu cirugião oftalmologista torna o procedimento cirurgico bastante seguro.

Esclareça junto ao seu oftalmologista as suas dúvidas quanto a catarata , para que desta forma todas as expectativas sejam analisadas e atingidas após o tratamento, sempre de uma forma realista , segura e especifica para o seu caso.

Grande abraço,

Luciano Montenegro
Oftalmologista

PS: Com o grande volume de informações e situações especificas ligadas a este tema, é impossivel esgota-lo em um único texto. Por isto em breve escreverei mais sobre a cirurgia da catarata. Antes disto , caso necessite, não hesite em me enviar um email : eye@uol.com.br

Nenhum comentário: