sábado, 12 de julho de 2008

Raios UltraVioleta e os olhos : Conversando um pouco mais .

Olá ,
a importancia de conhecermos e nos informamos sobre os efeitos da radiação ultravioleta ( raios UV ) do sol sobre a nossa saúde é enorme.
Os danos dos raios ultravioleta causados a nossa pele e aos nossos olhos podem não ser sentidos imediatamente.
Eles têm efeito cumulativo durante anos .
Por isto a palavra de ordem é : Prevenção !

As doenças causadas pela exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol aos nossos olhos estão mais frequentemente relacionadas a mácula.
A mácula é uma região do fundo do olho onde existe uma altissima concentração de fibras nervosas . Estas fibras são muito especializadas e responsáveis por captar as imagens centrais, coloridas e detalhadas do nosso campo visual.
Ou seja, se algo acontece a elas a gente passa a perceber uma mancha escura exatamente na área do campo visual mais útil para todos nós.
O que a exposição aos raios ultravioleta faz é danificar o material genético das células da mácula . Com isto estas delicadas e super especializadas células do fundo do olho passam a não funcionar de forma eficiente.
Estas células entram em um processo que as leva a morte e portanto a perda de sua função . A quantidade e a qualidade da visão caem muito.

Desta forma a proteção dos olhos deve ser levada tão a sério quanto a proteção da pele.

As lentes dos óculos de sol ou dos nossos óculos de grau , devem sempre impedir a passagem destes raios ultravioleta nocivos e portanto impedir que eles atinjam a nossa retina , no fundo do olho .
As lentes fotocromáticas , que mudam de cor conforme a luminosidade , também têm a proteção contra os raios UV.

Esta proteção contra os raios UV é uma formulação química que adicionada as lentes dos nossos óculos , absorvem os raios nocivos aos olhos.

Algumas ópticas têm aparelhos que medem e comprovam se as suas lentes atuais têm a proteção. Nós podemos sempre perguntar se a ótica tem tal aparelho e se ela pode testar os óculos para a gente.

É importante que nós sempre tenhamos o cuidado de investir em óculos de boa qualidade , e isto vai além destes óculos somente bloquearem os raios ultravioletas.
Óculos bons são feitos de material de qualidade incluindo as hastes e os aros .
Também têm a curvatura das lentes desenhadas para permitir conforto visual e não distorcem o que nós vemos através delas.

Assim, devemos sempre procurar aliar diversas qualidades nos nossos óculos, sejam eles de sol ou de grau .
Óculos bonitos, com estilo , de material de boa qualidade e que contenham em suas lentes a proteção contra os raios UV , fazem bem para a nossa saúde tanto física quanto mental.
Deixado-nos mais saúdaveis e alegres .

Nenhum comentário: