domingo, 6 de julho de 2008

Conheça seus olhos e os mantenha saudáveis

Os nossos olhos são estruturas complexas e preciosas.

Através deles conseguimos captar as imagens ao nosso redor e a partir daí interpretá-las .

O olho recebe os raios luminosos do meio ambiente e os transforma em impulsos elétricos que depois são codificados como imagens no nosso cérebro.



O olho humano tem o formato de globo. É composto basicamente pelas seguintes estruturas :



CÓRNEA -É a primeira estrutura anterior do olho.

Quando saudável ela deve ser totalmente transparente . É uma lente que recebe os raios de luz e os envia para o interior do olho. Como ela é transparente podemos perceber a parte colorida logo depois dela ,que é chamada de IRIS , e a abertura circular no centro , que é a PUPILA ou "menina dos olhos ". Além de transparente a córnea deve também ter curvatura adequada e poucas irregularidades para funcionar corretamente.



O CRISTALINO é outra estrutura de muita importância , pois quando opacificada a visão passa a se tornar embaçada e sem foco , uma condição conhecida como CATARATA. O cristalino ao variar de forma ajusta a visão para longe ou para perto. Esta capacidade de focar as imagens a diferentes distancias sofre uma diminução progressiva que se inicia por volta dos 40 anos. A partir daí pode ser necessário óculos para perto e/ou para distãncias intermediárias como ler um livro ou utilizar a tela dos computadores.



Após o cristalino, chegamos a uma cavidade central do globo ocular preenchida por uma espécie de gel, o CORPO VÍTREO. Ele representa a maior parte do volume e peso do olho e mantem a sua forma e o seu tamanho.



RETINA - É a uma série de camadas formadas por estruturas nervosas ( pequenos nervos ) que recebem as informações do meio exterior e os conduzem pelo NERVO ÓPTICO , até seu destino final que é o CÉREBRO.



Conhecer a anatomia destas maravilhas do corpo humano, que são os nossos olhos.Reconhecer as suas funções , as diversas maneiras de conserva-los e trata-los é o caminho mais correto para podermos sempre enxergar bem.



Só para inicio de conversa , é importante citar que as principais doenças dos olhos podem ser identificadas e tratadas de forma muito eficaz com os recursos tecnológicos da moderna oftalmologia.



OLHO VIVO = As Ametropias ( "graus dos olhos " = Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia ou vista cansada ) , a Catarata, Glaucoma , Olho Seco e Degeneração Macular Relacionada a Idade . São os principais problemas oculares que devem ser precocemente identificados e tratados .

Nenhum comentário: